quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cães & Companhia



Nossa parceira  imprescindível na divulgação do projecto e todas as actividades do nosso canil, bem haja!

A imagem

Foi desenvolvida pela empresa Detalhes Lda



http://www.detalhesdeslumbrantes.pt/

Nossa parceira desde o início neste projecto. Bem haja!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O criador

João Silvino,
nasceu em Alpedrinha em 1972. O Cão da Serra da Estrela faz parte da sua vida desde menino, conhece os primeiros exemplares pelas mãos sábias dos seus avôs, e é incondicionalmente apoiado em todo o seu percurso pelo entusiasmo de seu pai. Apaixonado pela Raça e criador das duas variedades há já alguns anos, nutre uma particular paixão pela variedade de pêlo curto para a qual tem dirigido grande parte das suas energias. João Silvino que é sem dúvida hoje uma referência  no estudo e criação do Cão da Serra da Estrela, partilha nesta experiência o seu entendimento sobre a sua morfologia, a funcionalidade como cão de protecção de rebanhos e sobre o seu carácter moldado ao longo de séculos em que a transumância foi factor determinante, para além da sua utilização actual.

João Silvino was born in Alpedrinha in 1972. The Estrela Mountain Dog is part of his life since childhood. He got acquainted with the first specimens by the wise hands of his grandfathers, and is unconditionally supported throughout his course by the enthusiasm of his father. Passionately in love with the breed and breeder of both varieties for some years now, he harbors a particular passion for the short-haired variety to which he has directed most of his energy. João Silvino who is certainly a reference in the study and the breeding of the Estrela Mountain Dog today, shares in this experience his understanding of the dog’s morphology, of its function as a herd protection dog and of its character moulded over the centuries, in which transhumance was a vital factor, in addition to its current use.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Porto da Nave com o Grupo Lobo


O Grupo Lobo é uma associação não governamental de ambiente, que surgiu em 1985 da urgência de desenvolver esforços para a conservação do lobo Ibérico, o nosso último grande predador, ameaçado de extinção, e do seu ecossistema em Portugal.
O lobo Ibérico foi intensamente perseguido no passado até ao extermínio em cerca de 80% da sua área de distribuição original, que se estendia por todo o território continental. Actualmente encontra-se limitado às zonas mais montanhosas do Norte e Centro do país, onde ainda encontra refúgio e alimento, estimando-se que existam apenas cerca de 300 indivíduos.
A escassez das suas presas naturais, como o corço e o veado, igualmente conduzidas quase à extinção pela acção do homem, forçou o lobo a depender dos animais domésticos para sobreviver. Os ataques do lobo ao gado foram, desde sempre, um dos motivos do conflito com o homem, e da perseguição -ao predador, aliado às dimensões mitológica e religiosa negativas atribuídas à espécie. No entanto, paralelamente à perseguição ao lobo, os pastores desenvolveram métodos não letais e originais para impedir os ataques aos rebanhos.
Os cães de gado são um dos métodos de protecção de uso mais generalizado, fazendo ainda parte do sistema tradicional de pastoreio por toda a Europa mediterrânica, e acompanhando os rebanhos nas últimas rotas de transumância. Devido a factores de ordem sócio-económica, a utilização destes cães tem vindo a diminuir, resultando no aumento dos prejuízos e no desinteresse pelas raças de cães de gado, entre a quais se destaca o Cão da Serra da Estrela. Devido aos esforços dos canicultores e mais recentemente, também do Grupo Lobo, esta situação tem vindo a melhorar.
O Programa Cão de Gado, definido em 1987 e iniciado em 1996, pretende promover a utilização de cães de gado de raças nacionais como uma forma eficaz de proteger o gado e diminuir os prejuízos económicos que os lobos causam nos animais domésticos. O programa, que já entregou perto de 300 cães, efectua o acompanhamento do desenvolvimento dos cães e procede à avaliação da sua eficácia, prestando ainda apoio técnico e veterinário, por forma a assegurar o sucesso dos cães e o seu bem-estar. Este programa faz parte de uma estratégia mais ampla de conservação do lobo ibérico definida pelo Grupo Lobo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Na Serra da Gardunha



Numa manhã cheia de sol fomos tomar o pequeno-almoço com Urtigal d´Alpetratinia e o Favo

sábado, 29 de outubro de 2011

Hilário


O Hilário foi o primeiro a ser fotografado. 
O dia começou pelas 6:00h.
Hilário ía trabalhar! 
Como todos os dias, acompanharia as ovelhas, protegeria o rebanho.
Em momentos de sossego, afastava-se um pouco até à Barragem e refrescava-se... Pelas 08:30h já o dia prometia ser quente...


Sobre a CÃOstelação

Marta Correia, recém-apaixonada pelos “Serras”, e novata nestas lides, sentiu uma vontade imensa de partilhar esta paixão e de descobrir mais acerca da raça. Assim uniu a sua energia criativa ao Saber do canicultor alpetriniense João Silvino, que guiou Carlos Pimentel, nesta viagem pelas mais díspares ambiências do Cão da Serra.
Esta exposição tem como mote o exímio trabalho desenvolvido há mais de uma década pelo Canil d’ Alpetratínia.
Através da objectiva de Carlos Pimentel, captador de sonhos e de encantos, fazemos uma viagem intensa nesta CÃOstelação, um conjunto de estrelas perfeitas que invocam a mais pura serenidade.
Sorve-se toda a essência do Serra da Estrela.
Olhar meigo, dono de uma beleza imponente, ágil e inteligente, protector de sempre, companheiro, fiel defensor. Quase que confidente!
As emoções fundem-se …Cumplicidade notória e contagiante entre o fotógrafo, a criativa, o criador e a raça… E eu…que desde que me lembro de ser gente tenho um encantamento por estes seres magníficos, tive o privilégio de assistir de camarote a esta recolha de histórias, vivências e imagens levada a cabo por três sapientes amigos, donos de uma garra e persistência inigualáveis.
Convido-vos a sentir, com a mesma intensidade que eu senti, o sabor desta viagem!
Ni Pinto Correia


Marta Correia, newly in love with the "Estrela" dog and a newcomer in these labors, felt an urge to share this passion and to discover more about the breed. Thus, she joined her creative energy to the wisdom of breeder João Silvino, from the village of Alpedrinha, who guided Carlos Pimentel, in this journey through the most diverse ambiances of this mountain dog.
This exhibition has as its motto the distinguished work done by the “d’Alpetratínia” kennel for over a decade now.
Through the lens of Carlos Pimentel, picker of dreams and charms, we are taken to an intense journey inside this “Constellation of Dogs”, a set of perfect stars that evoke pure serenity.
The whole essence of the Estrela Mountain Dog can be tasted.
Sweet looking, owner of a stately beauty, agile and intelligent, always protective, companion, faithful defender. Almost a confidant!
Emotions merge together ... notorious and contagious complicity between the photographer, the creative, the breeder and the breed ... And I ... I who have felt bewitched by these magnificent beings ever since I can remember, had the privilege of watching from the front box this collection of stories, experiences and images carried out by three wise friends, owners of unparalleled nerve and persistence.
I invite you to feel, with the same intensity that I felt, the taste of this trip!

Ni Pinto Correia

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tudo começou...

Tudo começou numa conversa de café.
A ideia, a vontade, o desafio, as paixões, o projecto...
Um olhar a três.